Minecraft: uma jornada de 10 anos de criatividade e aprendizado

Rômulo Febasi
5 min readJan 4, 2023

Se você dedicar muito tempo a fazer aquilo que gosta, inevitavelmente essa paixão se tornará sua profissão.

Princípio

Em 2013, durante alguns problemas familiares, me deparei com este jogo de blocos que estava rapidamente ganhando popularidade no YouTube na época. Ver essas personalidades tão carismáticas jogando o jogo de tantas maneiras diferentes me cativou ao ponto de eu investir em meu primeiro computador, um Athlon X2 com 8 GB de RAM e uma placa de vídeo GT 610. Sim, com meus incríveis 28–40 FPS, estava lá eu jogando no modo de sobrevivência, agradecido ao universo por dar a criatividade e o conhecimento necessário para meu conterrâneo nacional, AnjoCaído, ter liberado a release de seu pseudo-launcher, abrindo portas para mim e outras milhares de pessoas, com baixo orçamento, para este incrível universo com infinitas possibilidades que é o Minecraft.

Dito isso, os anos passaram e meu interesse em entender como tudo funcionava aflorou. Eu queria jogar com outros jogadores e, quando consegui (obrigado LogMeIn Hamachi), passei a querer algo mais. Criar.

A era dos mods

Vilhena, Clone, LNDiniz, AbsintoJ, Rezende, EduKof, Lugin, Wolffão, TazerCraft, CasalDeNerd, Venom e muitos outros apresentavam mod após mod.

Os mods removem alguns dos poucos limites que o jogo tinha até então, permitindo a um desenvolvedor dar asas à sua criatividade. No entanto, para criar um mod era complexo, envolvia uma série de fatores e, se um servidor adotasse um pacote de mods, todos os jogadores que queriam jogar nesse servidor precisavam, necessariamente, baixar e instalar os mods. Isso causava uma extrema dificuldade para as pessoas criarem grandes servidores com mods. É nesse ponto que entram aquilo que me tirava o sono. Os plugins.

Inovação e plugins

Os plugins permitem que você use coisas que já existem no jogo para funções diferentes das que foram originalmente projetadas. Eles exploram de maneira alternativa o que já está pronto. Sem que os jogadores precisem baixar ou instalar qualquer tipo de alteração, podendo usufruir apenas entrando no servidor. Isso abriu portas para uma indústria enorme com uma grande comunidade envolvida.

A jornada

É nesse ponto que eu entro, há 10 anos programando para o Minecraft sem qualquer relação com a Mojang.

De fato, é um pouco estranho, mas não poderia ter feito uma escolha melhor. Tudo o que aprendi sobre programação foi graças a este jogo e eu não sou o único. Meu melhor amigo também faz parte disso, eu o conheci dentro do jogo e, com certeza, ele mesmo poderia estar aqui escrevendo no meu lugar. A ele só tenho a agradecer por sempre estar, mesmo de longe, ao meu lado.

Servidores

CraftLandia — MineBR — McPvP — ShadowPvP — McGuerra — CraftCombat — Pandora — BattleHg — LikeKits — DeliciaHG — EzHG — FreeHG entre muitos outros me proporcionaram momentos inesquecíveis. Me orgulho de ter sido um pequeno pedaço disso tudo.

Mas ao ver tudo isso passar, servidores fechando, pessoas crescendo, evoluindo e deixando o jogo para trás me deixava um pouco nostálgico. Sentia que muitos não aproveitaram todo o potencial do jogo e conforme as atualizações chegavam mudando aquilo que conhecíamos e apreciávamos junto à ruína e toxidade dos jogadores, a vontade de continuar na comunidade foi diminuindo.

Mas em 2017, quando o Hypixel alcançou o pico de 60 mil jogadores simultâneos, vi que ainda havia esperança para este jogo. Naquele momento, passei a entender melhor o que tudo isso significava.

Comunidade e seu significado

A comunidade em torno do Minecraft não é apenas sobre o jogo, a versão ou a fanbase. É sobre amizade, experiência, criatividade e as infinitas formas de jogar. É emocionante ver jogadores se divertindo e graças ao trabalho fantástico da equipe do Hypixel pude ter isso novamente. A comunidade idealiza, desenvolve, cresce, melhora, piora e o ciclo continua. Este é o padrão de movimento de qualquer tipo de sociedade, que, neste caso, se criou dentro e a partir do jogo. A liberdade de APIs como Bukkit e Spigot que permitem alterar funcionalidades sem diferenciar versões do jogo através de plugins abriu portas para isso.

Infelizmente, como tudo tem um lado ruim, também temos isso neste inocente jogo quadrado. Para mim, existem apenas duas coisas que podem, ao mesmo tempo, unir e separar pessoas: o amor e o dinheiro. Por amor, as pessoas se unem e, por amor, as pessoas se separam. O mesmo vale para o dinheiro. E assim foi na comunidade em torno do jogo.

Enquanto existem pessoas idealizando, criando, desenvolvendo e buscando unir forças para manter a comunidade ativa, existem aqueles que, mergulhados em seu próprio ego, exploram o jogo de inúmeras maneiras. Isso torna possível para os jogadores veteranos terem pensamentos desconfiados e lentamente se afastarem do jogo, culpando toda a comunidade pelas poucas maçãs podres e, ao mesmo tempo, desestimulando os novatos a entrarem e aproveitarem o que o jogo tem a oferecer.

A experiência

Para mim, é certo que nenhum novo jogador terá a mesma incrível experiência e sensação que tive ao jogar pela primeira vez na McPvP.

Mas isso não é totalmente ruim. A queda de outros servidores abriu espaço para servidores como Hylex, Mush, e muitos outros, que tentam trazer diversão para jogadores novos e antigos. Embora falhem miseravelmente em termos de experiência devido à falta de inovação, eles conseguem alcançar algo próximo de uma jogabilidade confortável e divertida atraindo jogadores mais novos.

No entanto, ainda consigo me divertir em servidores alternativos como FlameMC e BraveMC. Apesar de também falharem em termos de experiência devido à falta de inovação, a comunidade é leal e muito amigável (com exceção de alguns frutos podres).

Conclusão

Passei muitas noites estudando programação através desse jogo e com certeza isso permitiu-me ser quem sou hoje. Através dele aprendi a lidar com pessoas e a estudar por mim mesmo e a importância de buscar tópicos em diferentes idiomas. Foi através desse jogo que decidi e dei início a minha carreira tão cedo atingindo minha estabilidade profissional aos 21 anos.

Por fim, peço à comunidade de desenvolvedores e criadores que não apenas admirem e tentem imitar aqueles que criaram os padrões dos servidores de hoje, mas também se inspirem no modo de pensar e inovar para, então, criarem o novo e melhor. A criatividade é fundamental e às vezes arriscar um pouco faz parte. Tenho certeza de que este jogo feito de blocos não é apenas feito de blocos. Ele se tornou algo muito maior do que eu ou você, querido leitor, e é provável que o nome dele perdure neste mundo por muito mais tempo do que o meu ou o seu.

Hoje, estou trabalhando para desenvolver minha criatividade e intelectualidade para, um dia, combinar essas duas coisas de maneira harmônica e criar algo divertido e inovador. Espero contribuir positivamente para a comunidade e criar um novo padrão que possa despertar a nostalgia de antigos jogadores e inspirar novos criadores.

Obrigado a todos que contribuíram, de alguma forma, durante esses últimos 10 anos. Atualmente vivo dessa criatividade que tenho e da capacidade de transformar minhas ideias em linhas de código.

Trouxe este tópico não apenas para os curiosos e interessados, mas também para eternizar meus sentimentos e pensamentos sobre este jogo. É certo que não consegui expressar toda a minha história com ele em tão poucas palavras, mas espero ter transmitido a sensação de nostalgia, desapontamento e esperança que, na minha perspectiva, deve ser compartilhada por muitas outras pessoas.

--

--

Responses (1)